quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Não existe um "how to"

Já não é a 1ª pessoa que vem ter comigo e pergunta quando posto o "how to" relativo à subida rápida que tive nos stakes.

O que eu tenho a dizer é que isso simplesmente não existe, cada um tem o seu ritmo de evolução e não chegamos todos a high stakes ao mesmo tempo como é óbvio.

O que existe são coisas que se podem fazer para tentar evoluir mais rápido. E é sobre isso que quero falar neste post. Sou um jogador de cash game e o que vou escrever será para tentar ajudar quem joga cash regularmente:

Antes de mais, penso que seja fundamental arranjar um tracker que seja funcional e que saibam trabalhar e tirar dele a maior quantidade de info possível para vos ajudar.

Escolham uma sala com bom rakeback ( agora quase qualquer uma oferece 30 % ) e joguem muitas mãos por mês.
É impressionante a quantidade de buy ins que se consegue ir buscar em rakeback se se jogar umas 40 - 50 k hands num mês.
Claro que muitos dirão "ah e tal mas eu não tenho vida para jogar tanta mão num mês", mas sinceramente não me parece difícil.. E é aqui que entra outro factor importante...

Para ganhar dinheiro em microstakes basta jogar ABC / straightforward poker e simplesmente não inventar.. Claro que não podemos jogar como robôs.. não é isso que estou a dizer. Simplesmente jogar um poker simples porque nessas stakes pouca gente é capaz de foldar alguma coisa. Por exemplo, joguei bastante tempo com stats 17/13 ; 18/14 e revelou-se bastante lucrativo.

Então para ser mais fácil jogar desta forma, fazer multitable é uma óptima opção. Quando jogamos 1 ou 2 mesas temos tendência a jogar mais mãos e aprofundar demais as nossas linhas de pensamento, isto pode ser bom mas também pode ser desastroso em microstakes porque por vezes leva-nos a pensar que o adversário mesmo que tenha "aquele Ax" é capaz de foldar e isso dificilmente acontecerá. E jogar 6 mesas regularmente vai fazer com que joguemos mais simples e no fim do mês tenhamos milhares e milhares de mãos feitas e muito rake gerado, ou seja, muitos buy ins a entrar.

Outra coisa, quem joga NL10 ou NL20 dificilmente estará dependente do dinheiro do poker para viver, então o que aconselho é: evitem fazer muitos levantamentos. Se levantam regularmente dinheiro da vossa banca, mais dificuldade terão para subir de stakes. Um levantamento ou outro de vez em quando também concordo, é bom para nos motivar porque funciona como "recompensa" pelo nosso trabalho. Mas sinceramente, deixem os levantamentos regulares para quando jogarem middle stakes que aí sim, começa a valer a pena :)


Resumindo, cada um evolui ao seu ritmo e não vale a pena ficarem "chateados" se sentem que a evolução está a ser lenta porque se forem disciplinados, certamente que mais cedo ou mais tarde vão "explodir" e seguir em frente.
O que vos deixei neste post são "dicas" para ajudar nessa subida. Não sou melhor que ninguém e o que funcionou comigo pode não funcionar com outra pessoa.
Simplesmente decidi que o devia partilhar, muitos já o deviam saber mas espero que tenha sido proveitoso para alguns :)

Um abraço,

Arise